sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Plantas preferidas pelas abelhas


  • As plantas melíferas são as que produzem néctar. Esta é uma substância açucarada que produzida nos néctários das flores com as quais as abelhas fabricam o mel. Os nectários que servem para atrair os polinizadores encontram-se na base da parte feminina da flor. Algumas vezes podem localizar-se em qualquer parte da estrutura da flor ou mesmo fora dela.
  • A maioria das flores apresentam manchas ou estrias que se denominam guias do néctar que são riscas de diversas cores existentes sobre as pétalas das flores, normalmente invisíveis à vista humana e que ajudam as abelhas a encontrar os nectários. Aquelas estrias reflectem os raios ultravioletas visíveis pelas abelhas.
  • Por outro lado as estrias produzem aromas que são diferentes dos do resto da corola e que são identificadas pelas antenas das abelhas intensificando assim as pistas na direcção do néctar.
  • Além do néctar, com que as abelhas fabricam o mel, ainda vão buscar á flor o pólen que levam para a colmeia nos açafates das patas posteriores.
  • É com ambos que as abelhas se alimentam.

    De entre diversas plantas melíferas podem destacar-se:
    - Alecrim;
    - Rosmaninho
    - Erva-de-santa-maria;
    - Os trevos;
    - Pilriteiro;
    - Orquídeas;
    - Rosa-albardeira;
    - Madressilva caprina;
    - Tomilho;
    - Acacia mellifera;
    - Lavandula;
    - Tília



Sem comentários:

No nosso jardim...

No nosso jardim...

Etiquetas