segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A arruda (Ruta graveolens L, Ruta montana, Ruta sativa, Ruta hortensis, Ruta latifolia)



  • É uma planta da família das Rutáceas.
    Também é denominada como arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-muros, ruta-de-cheiro-forte.
    Sub arbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas.
  • Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento. As flores são pequenas e amareladas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.
  • A medicina popular indica-a nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito fortemente emenagogo. Também possui efeitos abortivos.
  • Suas folhas são utilizadas como chá com fins calmantes. Na forma de infusão (20 gramas para um litro de água), ou empregando-se as folhas secas em pó, combate os piolhos .
    Uma crença popular de raiz africana, remontando aos tempos coloniais, dita que os homens usem um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantida no ambiente, para espantar maus espíritos.
  • A borboleta Papilio Machaon alimenta-se desta planta, e a sua linda lagarta quando tocada, expõe uns lindos corninhos cor de laranja( inofensifa), para afastar os predadores.
  • Este insecto tão fácil de criar em casa, como era o Bicho-da-seda, que quase todos nós o fizemos na nossa infância...
  • Estamos na época do trabalho de sementeira e de propagação das Arrudas e tentar espalhar estratégicamente pelo campos, canteiros e terrenos baldios, para que não falte na natureza as Arrudas que cada vez são mais escassas.

Sem comentários:

No nosso jardim...

No nosso jardim...

Etiquetas